PAU QUE NASCE TORTO MORRE TORTO?

Em algum momento você já deve ter ouvido ou lido esse dito popular. Uma banda que foi famosa na década de 90 até fez uma música que remete esse dito, apesar de o resto da música falar sobre assuntos que não têm muita relação com o significado desse dito.

Geralmente as pessoas usam essa expressão para dizer que alguém – que geralmente faz coisas “erradas” – não tem jeito ou não vai mudar o seu modo de agir. Mas, eu acredito que “pau que nasce torto pode se endireitar”. A minha experiência em psicoterapia e meu contato com a Psicologia como um todo tem me mostrado isso. Aliás, posso dizer com segurança que para ser psicólogo (a) é preciso acreditar que as pessoas podem mudar o jeito de agir.

Mas porque algumas pessoas mudam e outras não?

Há vários motivos que podem fazer uma pessoa procurar mudar o modo de agir ou permanecer do jeito que é. Geralmente, as pessoas se recusam a mudar quando já estão atingindo seus objetivos do jeitinho que são. Sabe aquela pessoa que é agressiva no modo de agir? Então, o problema é que várias vezes as pessoas conseguem atingir seus objetivos sendo agressivas com os outros. Por exemplo, um chefe autoritário (que chamarei por um nome fictício de Raul) tem o objetivo de cumprir as metas de vendas e comumente grita com seus funcionários. Pode ser que as pessoas se afastem dele por ter esse padrão agressivo, mas se o objetivo maior é atingir as metas e ele percebe que gritando está tendo bons resultados, provavelmente continuará agindo assim. Outro motivo que pode dificultar a mudança de atitude é o desconhecimento dos objetivos de vida. Às vezes as pessoas não sabem o que querem para a vida ou não sabem que seu modo de agir está intimamente ligado ao alcance dos objetivos. É aí que um psicólogo pode ajudar, pois esse profissional possui ferramentas para tornar os objetivos de vida mais claro. O “custo da mudança” é o terceiro motivo para fazer a pessoa não se engajar em comportamentos de mudança. Chamo de custo de mudança o esforço que a pessoa terá para agir de modo diferente. Às vezes parece muito difícil mudar o modo de agir e algumas pessoas acabam desistindo. O psicólogo (a) também pode auxiliar a pessoa que quer mudar, mas não sabe como.

Um dos principais motivos para uma pessoa procurar mudar seu comportamento é quando não estão conseguindo atingir seus objetivos de vida. Vamos supor o mesmo chefe do exemplo anterior. No entanto, além de atingir as metas de vendas, ele também tem como objetivo cultivar amizades e ter bons relacionamentos com as pessoas. Provavelmente ele não vai conseguir atingir o segundo objetivo sendo autoritário e agressivo. Ao perceber que está perdendo alguém agindo dessa forma, pode se sentir mais motivado para mudar de comportamento. É possível que ele se encontre em um conflito e pense: “Sendo agressivo consigo manter as vendas, mas não vou conseguir fazer amigos. Será que terei que abrir mão de algum de meus objetivos”. É aí que mais uma vez, os profissionais da Psicologia podem ajudar. Geralmente, os psicólogos (as), mais especificamente os psicólogos comportamentais, procuram ensinar as pessoas serem assertivas. Mas o que é isso? Assertividade é o comportamento de fazer coisas para atingir nossos objetivos, porém de modo cordial, ou seja, sem precisar prejudicar ou ofender os outros. Sendo assertivo, Raul poderia continuar mantendo as vendas e também fazer novos amigos.

Viu como a mudança de comportamento está relacionada às condições de cada pessoa para mudar? Por isso é que eu acredito que “pau que nasce torto pode se endireitar”. Em breve escreverei como você pode se relacionar com uma pessoa que precisa mudar o comportamento e darei dicas de como você pode ajudá-la. Por agora, gostaria de indicar um livro que fala sobre como ser assertivo em vários contextos. O nome do livro é “Falo ou não falo?: Expressando Sentimentos e Comunicando Ideias”. Esse livro dá várias dicas de como ser assertivo no dia a dia.

 

Sou Deivid Regis dos Santos, Psicólogo Comportamental e Mestre em Análise do Comportamento.

CRP: 08/21171

psicologodeivid@gmail.com

(43) 999384906

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: